Cinema da USP faz rir e refletir em mostra sobre palhaços

Publicado em Notícias no dia 05/12/2017

Cinema da USP faz rir e refletir em mostra sobre palhaços

A partir de segunda-feira, 4 de dezembro, o Cinema da USP (Cinusp) apresenta ao respeitável público a mostra Ria, Palhaço!, em parceria com o Circusp, núcleo interdisciplinar que realiza pesquisas circenses dentro e fora da USP. Esta já é a segunda colaboração entre as duas instituições, de acordo com Maria Carolina Gonçalves, uma das responsáveis pela programação da mostra. “Há alguns anos apresentamos a mostra O Circo Chegou junto com o Circusp, e agora quando nos unimos novamente para definir uma nova programação, percebemos que havia um grande número de filmes com a figura do palhaço da pré-seleção que fizemos, e pensamos que seria interessante fazer esse recorte”.

Assim surgiu a mostra Ria, Palhaço!, que traz 14 filmes retratando de maneira muito diversa a figura e a arte do palhaço, além de dois debates. “Nossa ideia central foi mostrar a separação do palhaço versus o artista que o interpreta, que tem seus problemas e sua vida pessoal mas deixa tudo isso de lado quando se torna o palhaço para fazer as pessoas rirem”, explica Maria Carolina. “Também buscamos filmes que não necessariamente tinham o palhaço como foco, mas que abordavam questões como o preconceito sofrido por artistas circenses, como é a sua vida, o seu trabalho”, completa.

Para discutir essas questões, foram selecionadas obras muito diferentes entre si, como a clássica animação Dumbo, da Disney, filmes de grandes diretores da história do cinema, como Noites de Circo, do sueco Ingmar Bergman, e A Estrada da Vida, do italiano Federico Fellini, o filme silencioso de 1928 Ridi, Pagliacci! e produções nacionais como O Palhaço, de Selton Mello.

Fonte: Jornal USP

Compartilhe:

Botão Voltar