Universidades apresentam trabalhos no Fringe, no Festival de Teatro de Curitiba

Publicado em Notícias no dia 22/03/2018

Universidades apresentam trabalhos no Fringe, no Festival de Teatro de Curitiba

Com 20 mostras específicas, o Fringe – com companhias que participam de forma espontânea, sem curadoria – promete uma grande variedade de espetáculos e, também, um espaço importante para companhias.

Na Mostra Universitária, trabalhos das universidades Unespar, UFPR, USP, PUC e Udesc estarão reunidos para dialogar sobre suas realizações em apresentações gratuitas. São nove atrações, com bate-papos (com o professor mediador em todos os eventos) abertos à população. A ideia é incentivar a troca e a mediação de diálogos teatrais.

Conheça a programação:

A Memória É Uma Ilha De Edição

A Memória é uma Ilha de Edição, título e textos inspirados na poesia de Waly Salomão, discute a periferia, a marginalidade, o sistema carcerário, porém com linguagem poética. O trabalho é resultado da pesquisa iniciada no Bacharelado em Teatro da PUC Paraná.

• Data: 4 de abril

A Serpente

No cruzamento entre texto e corporeidade, a atualidade temática rodrigueana aparece na construção das personagens Ligia e Guida. Com uma proposta não linear, o espetáculo do Carmen Group – UFPR - aponta a seguinte questão: em que aspectos e situações somos igualmente cruéis e violentos uns com os outros?

• Data: 5 e 7 de abril
  • Hora: dia 05, as 18h / dia 04, as 14h

Auto Da Compadecida

Essa é a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres que fazem de tudo para sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente. Após a chegada de cangaceiros, os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida.

• Data: 5 de abril

<Corpatroz.Exe>

Ciborgs que insistem nos ruídos e advogam a destruição, agentes autárquicas da produção da própria territorialidade. São elas as HACKERS, o BUG, o VÍRUS, o CURTO CIRCUITO. Penetram e modificam o Sistema, alteram sua lógica, fazem-no gaguejar e esquecer o próprio nome. Sibilam venenos hightech na Poderosa-Hegemonia-Que-tudo-Sabe, desnorteando-a e fissurando-a. São elas o Mal-ware que deletará o sistema.

• Data: 7 de abril

Correr

Obra intimista que usa o degradante ambiente dos antigos hospitais psiquiátricos para dar vida a um texto que mescla teorias teatrais e fundamentos da dança teatro e da dramaturgia contemporânea. Atores criam um universo paralelo e levam o público a vivenciar os temores que perseguiam as mentes consideradas insanas.

• Data: 3 de abril

Experimento Godot

Estudo cênico antropofágico do texto Esperando Godot, realizado por estudantes de graduação em Artes Cênicas da USP. O experimento resultou em cenas criadas a partir de fragmentos dramatúrgicos que assimilaram, criaram e desenvolveram linguagens e estéticas próprias, mesmo que fundamentadas sob um mesmo referencial.

• Data: 8 de abril

Histórias In Loco

Cada indivíduo carrega em si uma bagagem gigantesca de experiências vividas. Cada uma, na sua significância, faz parte da construção inacabada de sermos o que somos. A relação. “Histórias in Locus” convida àqueles que estejam disponíveis para experimentar um momento singelo de compartilhamento.

• Data: 2 de abril
  • Hora:14h e 18h

Ossos E Rins – Sobre Aquilo Que Nos Sustenta E O Medo Do Que Vem

O dia em que tudo isso começou: dois corpos (se) afrontam. Confinamento. Medo. Desvio. Ela. Ele. Metade. Envoltos em sintomas físicos de uma dor sentimental, meias verdades e muitos abusos.

• Data: 4 de abril
  • Hora:18h

Rinosseres

Um rinoceronte aparece numa pequena cidade e provoca grandes especulações. Bérenger é o único que não se rende às transformações e se questiona a respeito da solidão do homem moderno, a selvageria da sociedade e como ela consome a todos.

• Data: 6 de abril

Sobre o Festival

O Festival de Teatro de Curitiba chega a 27ª edição com mais de 400 atrações – sendo uma pré-estreia e sete estreias nacionais e três espetáculos internacionais. O evento acontece entre os dias 27 de março e 8 de abril. Espetáculos de teatro e de música, oficina, palestras e atividades gastronômicas vão ocorrer em mais de 90 espaços da cidade e também da Região Metropolitana. Serão 384 sessões gratuitas.

Os ingressos podem ser comprados no site do festival, no aplicativo "Festival de Curitiba 2018" e nos quiosques montados no Shopping Mueller e no ParkShoppingBarigui.

Botão Voltar