Projetos e Editais Imagem do Título Programa Rumos Itaú Cultural está com as inscrições abertas

Publicado em 09/10/2013

Programa Rumos Itaú Cultural está com as inscrições abertas

O programa Rumos Itaú Cultural está com as inscrições abertas. Principal meio de apoio do Itaú Cultural à cultura brasileira, o programa foi criado, em 1997, com a intenção de valorizar a diversidade brasileira, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura em nosso país e premiar artistas e pesquisadores de várias áreas.

Em 16 anos de atuação, o programa Rumos Itaú Cultural possibilitou ações artísticas e culturais que alcançaram mais de 5,1 milhões de pessoas, selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas.

Reinventando-se a cada edição, a versão 2013 do programa sofre algumas mudanças estruturais em relação aos outros anos, pensadas para proporcionar maior autonomia aos proponentes. Se antes as regras já estavam definidas no momento da inscrições, agora, os participantes indicam o que precisam para realizar seu projeto e chegam a sua própria autonomia.

” O Rumos ficou mais flexível, refletindo a realidade da produção contemporânea. Antes tínhamos que esperar dois ou três anos para abrir espaço para um projeto de dança ou música, por exemplo, e sentíamos dificuldades de apoiar propostas que mesclassem plataformas”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Os organizadores assumem as incertezas, as complexidades e particularidades de cada trabalho como princípios da dinâmica do processo para, assim, criar diálogos e fomentar produções culturais de todos os tipos, individuais ou coletivas, de uma ou mais áreas de expressão artística. ” O Rumos quer ser fonte para viabilizar iniciativas e não uma fôrma para enquadra ideias”, completa Saron.

COMO PARTICIPAR:

Podem participar do Rumos Itaú Cultural pessoas físicas maiores de 16 anos e pessoas jurídicas com sede no Brasil. Estrangeiros também são bem vindos desde que o projeto trate da cultura brasileira. Os trabalhos devem tratar de arte e cultura brasileira em quaisquer expressões artísticas e intelectuais, apresentados e desenvolvidos em quaisquer tipos de suporte, formato, área artística ou mídia.

O projeto foi concebido a partir da premissa de que o artista, como agente de sua própria produção, sabe a melhor forma para o seu trabalho e para se relacionar com os interlocutores, por isso, deixou  os critérios móveis e livres.

A equipe do Itaú Cultural está percorrendo todo o Brasil para explicar, presencialmente, as principais mudanças apresentadas. A inscrições vão até 14 de novembro de 2013 e os resultados serão anunciados até 27 de maio de 2014.

Para se isncrever acesse: rumositaucultural.org.br/

Fonte: Zupi

Compartilhe:

Imagem Voltar