Projetos e Editais Imagem do Título Mostra de Cinema de Tiradentes abre inscrições para oficinas

Publicado em 21/12/2015

Mostra de Cinema de Tiradentes abre inscrições para oficinas

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas de cinema da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. São 10 modalidades com 280 vagas no total, atendendo a públicos e interesses diversos. As inscrições vão até o dia 7 de janeiro.

A tradicional oficina de “Realização em Curta Digital”, ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda), é uma das mais concorridas. Neste mini-curso, o aluno faz parte de uma equipe que tem a oportunidade de fazer um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. São 35 vagas, a partir de 18 anos.

Outras oficinas que têm o propósito de “colocar a mão na massa” no mundo do cinema são dos instrutores Di Moretti, Joel Pizzini e Beto Strada. O cineasta Joel Pizzini vai ministrar a oficina de “Conceitos e Práticas de filme-ensaio, uma abordagem em construção”; já Moretti vai ministrar a oficina de “Roteiro Avançado” que enfocará temas com exercícios práticos para a confecção de roteiros cinematográficos. Devido à grande demanda por uma oficina técnica com enfoque no som para cinema, a Mostra, pela primeira vez, oferece a oficina “O som em Cena”, ministrada pelo músico e compositor Beto Strada, que vai apresentar a música e suas técnicas de composição.

Para os interessados em interpretação a dica é a oficina “Ator, o espelho da cena”, com o instrutor Glauco Witenburg. O objetivo é apresentar e aplicar a atores e diretores profissionais ou iniciantes o método de análise ativa, ferramenta fundamental para o trabalho tanto no teatro, como no cinema e TV.

Duas oficinas estão mais voltadas para o mercado de cinema: “Produção Executiva – Gestão de projetos audiovisuais”, com o instrutor Edileis Ferreira Novais.

Para adolescentes e jovens, há o curso de “Criação e Produção de GIFs Animados”, com Henrique Kopke, pensando o GIF como uma nova modalidade das imagens em movimento e sua relação com o cinema. Já para quem curte a prática de registrar fatos e imagens, a opção é a oficina “Jovem Repórter”, que será ministrada pelo Marcelo Cavalieri. Para a faixa etária de 10 a 14 anos, a opção é a oficina “Cinema e Artes Plásticas: Meu Super herói” que será ministrada pela artista plástica Daniela Penna.

Veja a programação completa no site www.universoproducao.com.br e o regulamento aqui. Mais informações sobre a Mostra no site www.mostratiradentes.com.br.

Fonte: Cultura e Mercado

Compartilhe:

Imagem Voltar