Projetos e Editais Imagem do Título MinC e Funarte lançam, no Rio, o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo

Publicado em 08/01/2014

MinC e Funarte lançam, no Rio, o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo

A ministra da Cultura, Marta Suplicy e o presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga fizeram, na tarde de quinta (19), o lançamento do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2013. O evento, na Sala Sidney Miller, térreo do Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio, contou com a presença do superintendente da Caixa, José Domingos Correia Martins, e reuniu diretores e funcionários da Funarte, artistas e profissionais ligados à arte circense.

Antes da cerimônia, alunos da Escola Nacional de Circo se apresentaram sob os pilotis do Palácio Gustavo Capanema, para o público que passava no local e, também, para a ministra Marta Suplicy, que pode conversar com alguns deles.

Na abertura da cerimônia, foi exibido um vídeo em homenagem a Carequinha, contando um pouco da trajetória do mais querido palhaço brasileiro, falecido em 2006 aos 90 anos.

O presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga, se disse muito feliz por mais esse desafio alcançado pela instituição no ano de 2013, que é o lançamento do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo. E, principalmente, pelo aumento dos recursos destinados a essa ação que, em 2013, somam R$10 milhões.

Guti Fraga lembrou também de sua primeira visita à Escola Nacional de Circo, quando, em conversa com os alunos bolsistas, ouviu de um deles, vindo do Amapá, que sua motivação para ingressar na ENC veio da oficina de um artista baiano premiado com o Carequinha. “Acredito nessa ampliação do conhecimento, através do investimento público e que deve ser multiplicada, ampliando a oportunidade de jovens conhecerem e experimentarem as mais diversas linguagens artísticas”, afirmou o presidente da Funarte. “É esse o caminho que queremos traçar para a Funarte para os próximos anos, aprofundar e aperfeiçoar nossos programas”, concluiu Guti Fraga.

A ministra Marta Suplicy destacou a presença do superintende da Caixa, José Domingos Correia Martins no evento, afirmando que a instituição financeira tem uma participação importante na composição do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo.

Marta Suplicy explicou também que, a ampliação dos recursos concedidos a esta edição do Carequinha, permitirá ao circo vir a integrar as ações coordenadas do Ministério da Cultura como os CEUs. A ministra disse que no projeto dos CEUs há um espaço para a instalação de pequeno circo, o que permitirá não só atividades circenses, mas também a utilização do espaço para apresentações de teatro e cinema.

Marta afirmou também que o circo é mais uma opção de diversidade para o uso do Vale-Cultura. “Nesse novo projeto há o aproveitamento do circo, que nos lugares pequenos pode ampliar, possibilitando ter também cinema e teatro. Porque o circo tem uma alma brasileira e vai chegar nesses lugares mais distantes, e vai possibilitar levar a cultura nesses recôncavos, onde as pessoas têm fome de cultura”, concluiu a ministra.

Entre os diretores da Funarte presentes ao lançamento, estavam a diretora executiva, Myriam Levin; o diretor do Centro de Artes Cênicas(Ceacen), Antonio Gilberto; o diretor do Centro de Artes Visuais (Ceav), Xico Chaves; a diretora do Centro da Música (Cemus), Renata Monteiro; o coordenador-geral de Planejamento e Administração, Paulo Grijó; o diretor da Escola Nacional de Circo, Marcos Teixeira; a coordenadora de Teatro, Heloisa Vinadé; a coordenadora de Comunicação, Camilla Pereira, entre outros. Bel Toledo, da Confederação Brasileira de Circo também prestigiou o evento.

O Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo 2013 vai premiar 200 projetos na área circense, que contemplem as seis categorias do edital: Circos de Lona; Números; Espetáculos; Formação; Residência Artística e Pesquisa. Os interessados terão o prazo de 45 dias, após a publicação do edital no Diário Oficial da União, para se inscreverem.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Circo da Funarte, pelo endereço eletrônico circo.funarte@gmail.com ou pelo telefone (21) 2279-8034.

Fonte: Funarte

Compartilhe:

Imagem Voltar