Projetos e Editais Imagem do Título VIII Fórum de Incentivo à Cultura abre inscrições

Publicado em 16/02/2016

VIII Fórum de Incentivo à Cultura abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o VIII Fórum de Incentivo à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura, que será realizado em Parnaíba (PI), nos dias 8 e 9 de março.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o meio-dia de 4 de março, ou até o preenchimento total das vagas de cada atividade.

No primeiro dia, os inscritos participarão da Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas, que objetiva capacitar proponentes iniciantes e interessados em aprender a conduzir um projeto cultural no mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Trata-se de um conteúdo introdutório, que apresenta as ferramentas primordiais para apresentação, execução e conclusão de projetos.

Já na manhã do segundo dia, o foco de orientação será o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), na Oficina do Salic: o escritório virtual do proponente, para instruir sobre como utilizar esta que é a única plataforma de apresentação e tramitação dos projetos de incentivo via Lei Rouanet.

Encerrando as atividades, produtores, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral poderão participar de uma tarde de debates, com duas mesas-redondas. Na primeira, Políticas de incentivo à cultura nos âmbitos federal, estadual e municipal, estarão presentes o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, ao lado de gestores da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e da Superintendência de Cultura de Parnaíba. Depois, a produção cultural local será refletida e discutida por representantes do Ministério, da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que estará reunida para sua 242ª reunião ordinária, e por produtores culturais da região.

Também será feito atendimento individualizado a proponentes de projetos inscritos no MinC que estejam em fases de apresentação, aprovação, execução ou prestação de contas.

No dia 9 de março, será promovido o Encontro com Empresários e Contadores, em que serão apresentados os mecanismos de incentivo fiscal que objetivam estimular a participação do mercado no campo cultural.

Encerrando a maratona, no fim da tarde da quinta-feira, 10 de março, quando se conclui a reunião da CNIC, a plenária final terá transmissão ao vivo no site do MinC.

Clique aqui para se inscrever.

*Com informações do site do MinC

Fonte: Cultura e Mercado

 

Compartilhe:

Imagem Voltar