Projetos e Editais Imagem do Título Brasília lança edital de apoio ao audiovisual

Publicado em 03/03/2016

Brasília lança edital de apoio ao audiovisual

O Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Distrito Federal (GDF) lançaram nesta segunda-feira (29/2) o edital do Fundo de Apoio à Cultura da Linguagem Audiovisual.

Com investimento de R$ 22.715.000, a iniciativa contemplará 72 projetos em diferentes linhas de apoio, que vão da produção cinematográfica à pesquisa cultural. Desse montante, cerca de R$ 10 milhões advêm da Agência Nacional do Cinema (Ancine), entidade vinculada ao MinC, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Além do grande aporte de recursos, o edital traz categorias que nunca haviam sido contempladas pelo Fundo de Apoio à Cultura, como a criação e manutenção de cineclubes, restauração e preservação de acervo e linhas específicas para publicações, capacitações e pesquisas relacionadas ao audiovisual.

A iniciativa também traz avanços no que diz respeito à desburocratização do acesso ao edital por meio da alteração da legislação do FAC. As mudanças colocaram fim à obrigatoriedade das contrapartidas e à exigência de três orçamentos para cada rubrica, pleitos históricos do movimento cultural brasiliense.

Os interessados em concorrer ao edital podem se inscrever até 15 de abril, pelo site www.editais.cultura.df.gov.br. Para concorrer, é preciso ter cadastro de ente e agente cultural, morar em Brasília há pelo menos dois anos e comprovar atividade artística ou cultural por meio de portfólio.

Os projetos podem ser inscritos para produção, complementação, comercialização ou distribuição de longas-metragens, curtas-metragens, obras seriadas e animações. O benefício também prevê o financiamento de mostras e festivais, publicações especializadas, pesquisas culturais, preservação de acervo e desenvolvimento do cineclubismo.

Fonte: Cultura e Mercado

 

Compartilhe:

Imagem Voltar