Projetos e Editais Imagem do Título Edital do Projeto Ademar Guerra para capacitar grupos teatrais é lançado

Publicado em 10/02/2014

Edital do Projeto Ademar Guerra para capacitar grupos teatrais é lançado

O Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente sediou nesta quinta-feira (6/02) o seminário referente ao Projeto Ademar Guerra, que é do programa da Secretaria de Estado da Cultura e gerenciado pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (POIESIS). Para o evento foram convidados secretários e gestores culturais de 40 municípios da região, que tiveram a oportunidade de conhecer o edital que é aberto aos grupos teatrais interessados em participar da capacitação artística. O edital foi apresentado pelo coordenador Aldo Valentin, que orientou os gestores em relação aos prazos de inscrições, que serão recebidas até o dia 26 de fevereiro através do site www.oficinasculturais.org.br.

Conforme o produtor cultural da Secretaria Municipal de Cultural (Secult), Denílson Biguete, Presidente Prudente é a primeira cidade a receber o seminário do projeto Ademar Guerra. Segundo ele, o projeto tem por objetivo promover a capacitação técnica e artística de grupos teatrais de Prudente e da região. “Hoje será lançado o edital, que explica aos gestores como participar do projeto” relata o produtor cultural. As orientações do projeto começam em abril e terminam em novembro.

De acordo com o coordenador do Projeto Ademar Guerra, o objetivo do encontro com os gestores é de divulgar o programa de qualificação em arte teatral que é realizado pelo projeto Ademar Guerra do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado da Cultura. “A intenção é esclarecer em relação as principais ações do projeto para os municípios, o projeto é voltado para a qualificação de grupos de teatro”.

O coordenador explica que o projeto existe há 16 anos e agora está com o edital aberto para os grupos poderem participar das ações. Segundo ele, o encontro promovido no Centro Cultural Matarazzo é muito importante para que os gestores tenham contato com o projeto e possam conhecer as ações e os resultados, bem como apresentar as demandas que podem existir na área teatral.

“Esse encontro promove uma integração entre as pessoas que tenham interesse no desenvolvimento da arte teatral nos municípios”, pontua o coordenador. Em relação ao cronograma do edital, ele adianta que nos meses de fevereiro e março serão trabalhados os processos seletivos dos grupos, bem como as ações formativas. “Nesta fase os grupos participarão de palestras, entrevistas e também estarão em contato com artistas e curadores do projeto”, finaliza.

Fonte: Portal Independente

Compartilhe:

Imagem Voltar