Projetos e Editais Imagem do Título Casa das Rosas concede bolsas a pesquisadores e tradutores da obra de Haroldo de Campos

Publicado em 11/02/2014

Casa das Rosas concede bolsas a pesquisadores e tradutores da obra de Haroldo de Campos

A Casa das Rosas, Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, está com inscrições abertas até 14 de março de 2014 para os interessados em participar do Programa de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos.

Por meio da concessão de duas bolsas anuais, que viabilizam a permanência em São Paulo para consulta ao Acervo Haroldo de Campos, o Centro de Referência Haroldo de Campos fomenta projetos de pesquisa e de tradução com vínculo acadêmico ou editorial. Essa iniciativa visa a contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o poeta paulistano e para a propagação de sua obra, dotada de grande densidade estética e teórica e de amplo alcance intercultural.

Para o Programa de Incentivo, será selecionado um projeto de pesquisa ou tradução sobre a obra poética, tradutória ou crítica teórica do autor. O bolsista receberá R$ 4.000,00 para uma estada de 30 dias em São Paulo. Se ele não residir na região metropolitana, receberá hospedagem e passagens de ida e volta. O Programa também contempla candidatos estrangeiros.

Para a seleção, é fundamental a relevância da pesquisa ou da tradução para a compreensão e difusão da obra do poeta Haroldo de Campos, com destaque a aspectos pouco explorados de sua produção e ao grau de importância da pesquisa local para o projeto.

O Programa de Incentivo do Centro de Referência Haroldo de Campos já recebeu três bolsistas: a teórica e tradutora Inês Oséki Depré, com um projeto de tradução de ensaios do autor para o francês; o poeta uruguaio Victor Sosa, dedicado a fazer uma antologia de poemas traduzidos para o espanhol; e Jasmin Wrobel, pesquisadora alemã que estuda os traços de uma escritura global no livro Galáxias.

O download do edital nomeado Chamamento Público Poiesis Nº1/2014, pode ser feito no site da Poiesis.

Serviço:

Edital de Bolsas
Inscrições até 14 de março de 2014

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

 

Fonte: Juventude SP

Compartilhe:

Imagem Voltar