Projetos e Editais Imagem do Título IX Fórum de Fomento à Cultura acontece em Curitiba

Publicado em 18/04/2016

IX Fórum de Fomento à Cultura acontece em Curitiba

Estão abertas as inscrições para o IX Fórum de Fomento à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura, que será realizado de 11 a 12 de maio, em Curitiba (PR). Diversas atividades de interesse do produtor cultural compõem o fórum, que acontece em paralelo à 244ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

No primeiro dia (11/5), durante toda a manhã, será feito atendimento individualizado a proponentes de projetos em fases de apresentação, aprovação, execução ou prestação de contas junto ao MinC. Já no turno vespertino, produtores, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral estão convidados a participar do momento de diálogo e debates.

Após a abertura oficial, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, ministra palestra sobre fomento à cultura no Brasil, abordando dados, fatos e desafios do campo, em especial a execução da Lei Rouanet e as razões de o MinC ser defensor do Procultura, novo marco legal que pretende fortalecer o Fundo Nacional da Cultura (FNC), executar os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart) e qualificar a aplicação do incentivo fiscal.

Em seguida, a mesa-redonda Políticas de Fomento à Cultura nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal vai fazer o cruzamento das ações realizadas pelas diversas esferas, com representações do MinC, Secretaria da Cultura do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba. Para encerrar o dia, encontros setoriais, com agrupamentos por área de atuação, vão promover o contato dos agentes com os membros da CNIC que os representam.

No dia 11 de maio, ainda será promovido o Encontro com Empresários e Contadores, para este público em específico, em que serão apresentadas razões de se investir em cultura e os mecanismos de incentivo fiscal que objetivam estimular a participação da iniciativa privada no campo cultural.

Na quinta-feira (12/5), durante todo o dia, os inscritos vão participar da Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas + Salic: o escritório virtual do proponente, que objetiva capacitar proponentes iniciantes e interessados em aprender a conduzir um projeto cultural no mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. As orientações também incluem o uso do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), plataforma única de apresentação e tramitação dos projetos.

As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas até o meio-dia de 6 de maio ou até o preenchimento total das vagas de cada atividade, por meio de formulário on-line. Clique aqui para acessar.

*Com informações do site do MinC