Projetos e Editais Imagem do Título Festival de cinema francês promove oficinas de roteiro e crítica

Publicado em 28/04/2016

Festival de cinema francês promove oficinas de roteiro e crítica

O Festival Varilux de Cinema Francês, que anualmente apresenta as relevantes produções recentes do cinema francês ao público brasileiro, promoverá pela primeira vez um seminário cinematográfico, voltado para profissionais experientes ou com menos tempo no mercado.

A Oficina de Crítica Cinematográfica será ministrada pelo renomado crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da redação da prestigiada revista Cahiers du Cinéma. O foco estará na reflexão sobre a linguagem cinematográfica e diálogos da expressão desta linguagem com a sociedade. A aula será realizada no Hotel Sofitel Copacabana, Rio de Janeiro, nos dias 10, 11, 13 e 14 de junho, em horário integral.

O público-alvo da atividade será de pesquisadores e profissionais de crítica e teoria cinematográfica. A seleção será feita através de envio de carta de intenção e currículo resumido com apontamento de duas críticas publicadas em veículo especializado. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de maio. Serão abertas ao todo 15 vagas.

O festival promoverá também a 5ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais, que este ano, além de ser oferecida no Rio, acontecerá também no Recife. As aulas serão ministradas por especialistas franceses, sob a coordenação de Francois Sauvagnardes, diretor geral do FIPA – Festival International de Programmes Audiovisuels (Biarritz, França).

A oficina do Rio de Janeiro será dividida em três temas – roteiros para TV, cinema e comédia, e, no Recife, na modalidade formatos para televisão. O objetivo da oficina é qualificar o trabalho desenvolvido por roteiristas brasileiros profissionais através do intercâmbio com renomados roteiristas franceses. As aulas acontecem entre 6 a 11 de junho, no Rio de Janeiro, e 13 a 17 de junho, no Recife.

As inscrições para as oficinas de roteiro também vão até o dia 10 de maio. Os interessados devem enviar projetos de roteiros que serão analisados pela direção do festival e o coordenador da oficina. Os projetos/participantes selecionados deverão ser representativos de uma diversidade de narrativas, gêneros e temáticas, além da diversidade geográfica. As oficinas serão ministradas em francês com tradução em português.

A oficina de roteiro do Rio conta com apoio da RioFilme, da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – ABPITV, Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros – ICAB, e do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. No Recife, a iniciativa conta com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, da Aliança Francesa de Recife, da Secretaria de Estado de Cultura de PE, do Centro Audiovisual Norte Nordeste – CANNE e da Portomídia.

Mais informações e inscrições no site variluxcinefrances.com.

Fonte: Cultura e Mercado

 

Compartilhe:

Imagem Voltar