Projetos e Editais Imagem do Título CCSP promove I Encontro Internacional de Discotecas

Publicado em 13/07/2016

CCSP promove I Encontro Internacional de Discotecas

Encerrando as comemorações dos 80 anos da Discoteca Oneyda Alvarenga, o Centro Cultural São Paulo promove, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros/Universidade de São Paulo, o I Encontro Internacional de Discotecas.

O evento acontece de 19 a 22 de julho e tem como objetivo reunir representantes de renomadas instituições de âmbito nacional e internacional que trabalham com acervos de música impressa, analógica, eletrônica e digital, para pensar a discoteca do futuro.

Idealizador da Discoteca Pública Municipal, atual Discoteca Oneyda Alvarenga, e detentor de vasta coleção pessoal (que hoje encontra-se aos cuidados do IEB), Mário de Andrade, quando diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, tinha como objetivo preservar a cultura e a música essencialmente brasileiras. Seus projetos idealizados ao lado de Oneyda Alvarenga, primeira diretora da Discoteca Pública Municipal, oferecem até hoje um rico material de pesquisa preservado no Acervo Histórico da Discoteca.

Com o passar dos seus 80 anos de existência, a antiga Discoteca Pública Municipal evoluiu e se adaptou ao mundo moderno. No entanto, discutir o papel das discotecas nesta primeira metade do século 21 e as possibilidades de interação e parceria com públicos e Centros de Documentação diversos é o principal foco deste encontro.

A fim de se conhecerem melhor e de apresentarem seus acervos e especialidades, as instituições públicas e privadas participantes do evento, assim como os profissionais da área, poderão discutir o contexto atual de suas atividades, compartilhando suas experiências e debatendo estratégias que podem ser desenvolvidas no sentido de oferecer um melhor trabalho de atendimento ao público frente às novas tecnologias.

Participam: UCLA & Smithsonian Institution – Universidade da Califórnia, Serviço Oficial de Difusão, Radiotelevisão e Espetáculos (SODRE, Uruguay), Biblioteca Pública de Nova York, Biblioteca Nacional da França, Instituto Cultural Cravo Albin, Museu da Imagem e do Som/RJ, Instituto Moreira Salles, Discoteca da Rádio Gazeta, Fonoteca Nacional do México, Acervo de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional (BR), Latin American Music Center – Universidade de Indiana, Arquivo Nacional, Centro de Documentação e Informação da FUNARTE, Arquivo Nirez, Discoteca Pública Natho Henn, Biblioteca do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Instituto Memória Brasil, Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Biblioteca do Instituto de Artes (Fonoteca) da UNICAMP e Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Clique aqui para ver o programa completo e se inscrever.