Projetos e Editais Imagem do Título Edital de Mostras e Festivais foca na diversidade cultural do Estado do Rio

Publicado em 08/08/2016

Edital de Mostras e Festivais foca na diversidade cultural do Estado do Rio

Valorizar a diversidade cultural do estado do Rio de Janeiro, dar espaço tanto a novos proponentes como a nomes já consagrados do setor audiovisual fluminense e descentralizar a produção. Estes foram alguns dos objetivos citados no evento de apresentação do Edital de Mostras e Festivais, que a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a RioFilme lançam em parceria nesta terça-feira (02/08). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira no Memorial Getúlio Vargas e contou com as presenças da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, do Secretário Municipal de Cultura, Júnior Perim, da diretora-presidente da RioFilme, Claudia Pedrozo, e da coordenadora de Audiovisual da SEC, Lia Bahia.

As inscrições serão abertas a partir das 18h desta terça-feira (02/08) e vão até o dia 16 de setembro. No evento de lançamento, que foi acompanhado por cerca de 50 pessoas. Ao fim da apresentação, foi aberta uma rodada de perguntas, esclarecidas pela equipe de Lia Bahia. O valor total do investimento é de R$ 1 milhão, que será distribuído entre quatro categorias (saiba mais: http://bit.ly/2aq87yY).

No lançamento do edital, Eva Doris destacou a importância de ter um olhar sempre atento à diversidade cultural. "A Secretaria de Estado e Cultura cada vez mais será de todo o Rio. O estado não conhece a si próprio. Somos 92 municípios e não nos conhecemos. Isso é uma fraqueza nossa. Por isso, a preocupação com editais como esse é escutar quem faz e organiza, e uma forma de otimizar as demandas do setor cultural", disse a secretária.

Júnior Perim elogiou a parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, e também falou da necessidade de enxergar a produção cultural além das fronteiras da metrópole. "Este edital é um gesto de cooperação em que a cidade do Rio reconhece, ainda que de forma tímida, sua responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento cultural de todo o estado", disse  o secretário municipal de Cultura. "O edital prospecta a cultura dos novos e dos já consolidados no mercado cultural. Traz diversidade ao audiovisual fluminense", complementou Claudia Pedrozo, presidente da RioFilme.

Para baixar o edital: http://www.cultura.rj.gov.br/edital-mostras-festivais/