Projetos e Editais Imagem do Título FCP abre inscrições para edital que premia manifestações culturais do PA

Publicado em 22/08/2016

FCP abre inscrições para edital que premia manifestações culturais do PA

A Fundação Cultural do Pará (FCP) abre nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Prêmio Manifestações Culturais, que vai premiar 50 mestres, grupos ou comunidades por reconhecimento à criação, transmissão e difusão de práticas culturais do estado. O valor do prêmio é de R$ 5 mil e o edital está disponível no site da FCP.

Segundo a FCP, o objetivo da premiação é reconhecer, mapear e catalogar as diversas expressões culturais paraenses, englobando religiosidades, rituais e festas populares, arte popular, mitos, histórias e outras narrativas orais, processos populares de transmissão de conhecimentos, medicina popular, culinária popular, pinturas e desenhos, entre outras.

O prêmio visa ainda fortalecer a diversidade das expressões culturais nas diferentes regiões do território paraense e identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades protagonizadas por mestres e grupos e às estratégias de preservação das identidades culturais.

Em 2015, 79 mestres, grupos ou comunidades de todo o Pará foram contemplados com a premiação. Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma com as datas e divulgação dos resultados das etapas da premiação. Mais informações pelo e-mail do Programa Seiva (fcpseiva@gmail.com).