Projetos e Editais Imagem do Título Cultura tem três editais abertos para festival de inverno em Poços, MG

Publicado em 19/02/2015

Cultura tem três editais abertos para festival de inverno em Poços, MG

Para valorizar os artistas locais e dar a oportunidade de apresentação, o Departamento de Cultura abriu até o próximo dia 4 de março, as inscrições para o edital de participação no JulhoFest em Poços de Caldas (MG). Desta forma, quem pretender se apresentar no festival de inverno da cidade, pode se inscrever.

Segundo o diretor de Cultura da cidade, João Alexandre Moura, este não é o único edital aberto no município. Está aberto também, pela primeira vez, o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro com os objetivos de fortalecer o movimento teatral no Município, ocupar o Teatro Benigno Gaiga para fins artísticos, contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos artistas cênicos e estimular a formação de público. As inscrições vão até o dia 12 de março.

Outra novidade é o Festival Nacional de Humor de Poços de Caldas – Prêmio Grande Otelo, realizado como parte integrante da programação do Julho Fest 2015. Poderão se inscrever gratuitamente artistas de todo território nacional com propostas de apresentações humorísticas; em solos, duplas ou trios. As inscrições também vão até o dia 12 de março.

Todos os editais fazem parte da proposta de implementação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do Sistema Municipal de Cultura (SMC), vinculado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), cujo projeto de lei tramita na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

“Nossa expectativa é que os projetos possam ir à plenário ainda neste semestre, para que sejam aprovados e possamos receber recursos do SNC. Na prática, deixaríamos de ser um Departamento de Cultura e passaríamos a ser uma secretaria. Os cargos permanecem os mesmos e cria-se apenas o cargo do secretário, com um acréscimo de R$ 10 mil para o município por mês. Em contrapartida, com a lei aprovada, nos abriria um leque para receber recursos estaduais e federais”, explicou o diretor de cultura.

Atualmente, o investimento da prefeitura é de cerca de R$ 900 mil para a Cultura e a promessa é de que com o SMC, o valor seja dobrado logo no primeiro ano, com os recursos captados diretamente para investimento exclusivo nesta área.

Outra mudança que o SMC poderá oferecer aos artistas de Poços de Caldas é uma nova legislação referente à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, excluindo os 10% de contrapartida, exigidos atualmente. “Com a aprovação da lei, será 100% de renúncia fiscal e o artista não precisará dar dinheiro do bolso dele”, disse Moura.

Serviço – Mais informações sobre os editais podem ser obtidas pelo site da prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br

Fonte: G1

 

Compartilhe:

Imagem Voltar