Projetos e Editais Imagem do Título Seleção de filmes para circulação no Mercosul

Publicado em 11/09/2015

Seleção de filmes para circulação no Mercosul

Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam) promove, até 30 de setembro, chamada pública para a seleção de conteúdos produzidos ou coproduzidos nos países membros do bloco, por meio de cessão gratuita.

O objetivo é que as obras selecionadas componham o catálogo do ciclo Integrando Olhares, a ser exibido exclusivamente na Rede de Salas Digitais do Mercosul (RSD). Poderão ser apresentados filmes de curtas, médias e longas-metragens, documentários, ficção e animação, pelos interessados que possuam os direitos de exibição para, no mínimo, três dos países membros plenos do Mercosul.

Serão aceitos filmes concluídos e que não tenham ainda sido estreados e também aqueles que já tenham sido exibidos comercialmente em qualquer país do bloco. Também poderão ser apresentados filmes que tenham sido exibidos na televisão, internet ou em DVD.

O Comitê de Seleção da Recam vai avaliar o material recebido para inclusão no catálogo do Ciclo Integrando Olhares. Serão escolhidos 15 filmes, que serão legendados em espanhol ou português, de acordo com a necessidade.

Rede de Salas Digitais – A Rede de Salas Digitais do Mercosul (RSD), realizada por meio do Programa Mercosul Audiovisual, é um circuito de difusão cultural integrado por 30 salas de cinema localizadas na Argentina (10), Brasil (10), Paraguai (5), Uruguai (5) e, em breve, Venezuela. A proposta é fomentar a circulação de conteúdos próprios da região, valorizando o sentimento de pertencimento da comunidade do bloco.

A RSD já está em funcionamento em diversas cidades do bloco, com servidores e projetores digitais, interconectados por meio de um sistema de transmissão digital. As 10 salas brasileiras estão instaladas nas universidades federais da Bahia (UFBA), da Paraíba (UFPB), de Goiás (UFG), do Espírito Santo (Ufes), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (USP), de Ouro Preto (Ufop), de Pelotas (UFPel), de São Carlos (UFSCar) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Pernambuco.

Cada país formou um núcleo de articulação entre as salas nacionais. A lista das 30 salas que atualmente compõem a RSD está disponível no site www.recam.org.

Clique aqui para acessar a convocatória.

*Com informações do site do MinC

Compartilhe:

Imagem Voltar